domingo, 28 de agosto de 2011

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

AULA DO DIA 16.08.2011

1) Texto e Contexto: Conhecimento linguistico, conhecimento inciclopédico ou conhecimento de mundo, conhecimento interacional;
a) CONHECIMENTO LINGUISTICO: uso de uma determinada palavra-linguagem.
b) CONHECIMENTO ENCICLOPÉDICO OU CONHECIMENTO DE MUNDO: experiências, vivenciando novas experiências, contato cultural e de outros.
c) CONHECIMENTO INTERACIONAL: relação de um objeto/um EU/VOCÊ (outro).

TEXTO: conjunto de palavras, sentido, começo-meio-fim, informação-comunicação. *Linguagem Visual.
Quando falo texto - estou falando MULTIMODAIS (linguagem falada, visual (não-verbal) e escrita). O mesmo texto pode ter sentidos diferentes, dependendo de onde foi produzido.

CONHECIMENTO DE MUNDO E INTERACIONAL
Linguagem não-verbal. A cor e a imagem de um cartaz pode passar/ajudar no sentido do contexto.

TRABALHO: PROJETO EM AÇÃO
5 pessoas
Escolher um tema:
  • Saúde
  • Meio Ambiente
  • Trabalho
  • Consumo
  • Pluralidade cultural
  • Ética
"Escolher um tema e pesquisar sobre o assunto."
"Delimitar um foco para o tema."

AULA DO DIA 23.08.2011

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

A comunicação é um processo de elaboração do real, do vivido, mas inter-relações entre os indivíduos ambos construindo os valores da sociedade, cujo resultado aparece manifestado na expressão: produção e leitura do produto cultura - o texto.
Assim, unimos comunição e expressão por meio do texto.
A aptidão para ler e produzir textos de forma eficiente, aliando o conhecimento da língua à formação do indivíduo crítico, consciente e participativo do processo de transformação social.
O mundo é efeito da linguagem e a linguagem verbal e não verbal influenciam nosso modo de percepção da realidade. Temos que considerar que todo texto tem uma intencionalidade e precisamos conhecer os mecanismos que a sustentam. Ao dialogar/interagir com o outro, desvelamos a sua intenção.
Por meio da linguagem cosntruímos ou desconstruímos todo um universo. Para isso, precisamos ser leitores dos textos que estão a nossa volta e poder avaliar criticamente o mundo, ineragindo e deixando marcas de transformações.

A Prof. comentou sobre um filme chamado Minhas tardes com Margaritt. Também sobre um livro A caverna de Platão. Falou também que na proxima aula nos mostrará um filme Janela da alma.

TEXTO  -  CONTEXTO

                           PRÁTICA SOCIAL

                     Toda prática ocorre em um gênero textual, ou seja, a produção de texto/de linguagem/ as
                     formas de comunicação e interação com o mundo/com a sociedade ocorrem dentro de um
                     gênero textual. É o gênero que determina minha ação na sociedade, o que devo dizer a
                     linguagem que devo usar e todas as minhas ações que me constituirão como um sujeito social.

Os gêneros podem ser definidos como forma relativamente estáveis de agir socialmente. Vejamos, alguns exemplos: (gênero é a situação que estou)

- a aula
- palestra
- seminário
- atendimento
- charge
- consulta médica
- conversa
- futebol
- editorial
- notícia
- novela
- humor
(gêneros discursivos)





Nenhum comentário:

Postar um comentário