quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bioquímica - Gliconeogênese e Ciclo de Cori

Gliconeogênese
Introdução:
          Alguns tecidos, como o encéfalo, os eritócitos, a medula renal, o cristalino e a córnea, os testículos e o músculo esquelético em exercício, requerem suprimento contínuo de glicose. Durante as primeiras 10 a 18 h de jejum, o glicogênio hepático e a principal fonte de carboidratos, mas quando o jejum é prolongado, a glicose passa a ser sintetizada a partir do de outros precursores como lactato , piruvato e glicerol (derivado do triacilglicerol) e aminoácidos glicogênicos.
          A gliconeogênese pode ser definida como a síntese da glicose a partir de substâncias não glucídicas. Esta via ocorre no fígado e nos rins.
          Desta forma, quando o suprimento de glicose pela dieta ou por dificuldade de absorção da glicose pelas células estiver inadequado, a glicose será produzida endogenamente pela via da gliconeogênese.
 
Ciclo de Cori
O lactato produzido no músculo esquelético em exercício é liberado no sangue. No ciclo de Cori, a glicose oriunda do sangue é convertida, pelo músculo em exercício em lactato , que será difundido para o sangue. Esse lactato é captado pelo fígado e reconvertido em glicose, pela via da gliconeogênese, que é liberda de volta para a circulação.
 
 

Um comentário: